sexta-feira, 9 de julho de 2010

NUNCA IMAGINAMOS QUE TAMBÉM ACONTECE CONOSCO!


Sabemos que o câncer de mama é uma doença que afeta várias mulheres e mesmo sabendo da importância de estarmos sempre fazendo a nossa parte indo fazer exames de mamografia e ultrasom pelo menos uma vez ao ano, nunca imaginamos que um dia poderia acontecer conosco.
Aconteceu comigo!.Eu Faço exames de mamografia e ultrassom regularmente desde os 36 anos de idade ,por ter tido vários casos de câncer naminha familia.Tudo parecia estar muito bem apesar da minhas duas mamas serem cheias de nódulos mas como sempre o médico dizia que não havia nada com que me preocupar pois eram todos benignos e segundo a radiologista que realizava todos os ultrassons nunca se tornariam em câncer.
Bom eu não morava no Brasil. Vivi durante 14 anos nos EUA, uma outra longa história que provavelmente irei mencionar nesse blog.
Voltei para o Brasil em agosto de 2009 e queria imediatamente fazer um plano de saúde para ter uma segunda opinião sobre esses nódulos benignos que os médicos sempre diziam que não faziam mal algum mas que me incomodavam muito pois eu não nasci com eles ,não os queria dentro de mim, foi então que logo consegui fazer um plano muito bom pelo Cassi familia graças ao meu cunhado Sérgio( que é casado com minha irmã Thais) por ser funcionário do Banco do Brasil.
Ainda estava na carência do plano quando de-repente da noite pro dia minha mama esquerda começou a inchar ,ficou muito dolorida e fiquei com febre, achei aquilo muito esquisito e liguei para um mastologista que foi indicado por minha amiga Fidah. mastologista de Ribeirão Preto,SP (1 hora de viagem de Colina ,cidade onde estava morando, na casa de meus pais) e ja marquei logo uma consulta para o dia seguinte, minha mãe foi ao médico comigo, depois de ter sido examinada logo o médico disse que era só fazer uma punção que iria me aliviar, e com uma seringa retirou de dentro de um cisto de água 2 seringas bem cheias de água, eu ja havia feito esse procedimento na mesma mama cerca de 1 ano atrás, dai o médico disse que estava mais preocupado com a outra mama que tinha um nódulo (aquele que os médicos sempre diziam benigno). Meu mastologista me pediu exames de mamografia e ultrassom.
Depois dos exames feitos liguei para o médico e descobri que no meu ultrasssom apareceu uma lesão que teria que ser investigada mais profundamete e então marquei uma outra consulta e o médico fez um pedido de uma biópsia na qual é retirado um tecido de dentro da mama onde estava a lesão uiii!!! (sem anestesia)
Mulher sofre!!! Depois de uma semana retornei a ligar para o médico e ele disse pelo telefone que a biópsia tinha dado uma atipia e que quando tem atipia não era normal e precisava fazer uma cirurgia para retirar mais profundo e fazer uma nova biópsia. Marquei outra consulta com o meu mastologista e agendamos a cirúrgia para o dia 30 de março de 2010, eu tinha acabado de completar 40 anos no dia 14 de março.
Meu pai e irmã do meio, Flávia me acompanharam no hospital, no centro cirúrgico recebi um medicamento na veia que me fez ir sumindo ,uma delicia!!! só acordei na sala de recuperação pedindo pra comer pizza.

CHEGOU O DIA EM QUE O CHÃO SE ABRIU PRA MIM.

Chegou o dia da minha consulta para exame e também saber o resultado da biopsia, o médico me examinou e depois de me examinar eu muito impaciênte, fui logo perguntando ao médico qual era o resultado da biópsia ,ele somente disse "vamos conversar no meu escritório",bom daí eu já tinha a certeza de que tinha dado algo e ja comecei a chorar e dizer pra mamãe que se não tivesse dado nada ele poderia já ter me dito na sala de exame mesmo.
Entramos no consultório do Dr Luis Carlos e nos sentamos e pude escutar claramente ele me dizer "olha você tem um pequeno tumor malígno "
mas..Eu não conseguia prestar atenção em mais nada do que ele estava dizendo ,era como se o chão estivesse se abrindo e me puxando pra dentro, a única coisa que eu fazia era chorar, perguntar se tinha cura ,e dizer que eu não podia morrer pois tenho uma filha de 11 anos que depende de mim.
Com calma ele foi me acalmando e me explicando, disse que o tumor foi descoberto no ínício e que era bem pequeno que talvez precisassemos fazer uma outra cirúrgia para retirar a margem de segurança em volta de onde estava o tumor porque acusou maligno e pra não comprometer outras áreas. Teria também que retirar o línfonodo sentinela (glandulas que ficam perto da axila) esse é o primeiro lugar para onde o câncer vai e se estivesse comprometido de celulas canceriginas iria também ter que esvaziar as axilas.
O Dr Luis Carlos me pediu uma bateria de exames que ja marquei logo que cheguei em casa, ressonância magnética, hemograma completo, cintilografia óssea,ultrassom do abdomem superior,ultrassom intravaginal,radiografia do tórax , enfim levei varias picadas de agulhas e fui revirada de cabeça para baixo,tudo pra ter a certeza de que o câncer não havia se espalhado.
Bom, graças ao meu bom Deus que tenho e que me proteje a todo instante, meus exames não deram nada de ruím, tudo estava ótimo comigo. Eu estava pronta pra próxima cirúrgia. A cirúrgia foi agendada, mas confesso que fiquei com medo pois achei que eu deveria ter sido encaminhada para um oncologista logo que fui diagnosticada, fui sincera com meu médico eu disse a ele que gostaria de ver um oncologista antes da cirúrgia e coicidiu também que um dia antes da suposta cirúrgia o aparelho necessário para a realização do lífonodo sentinela havia quebrado e teria que esperar um outro chegar para a realização da cirúrgia, consegui uma consulta com o oncologista indicado no dia seguinte e ele me assegurou de que essa cirúrgia seria mesmo necessária antes do ínicio do tratamento.
Agendamos a segunda cirúrgia para 27 de abril de 2010,antes da cirúrgia tive que ir num laboratório pra fazer a marcação da irradiação para marcar o línfonodo sentinela, outra vez recebi uma agulhada sem anestesia bem na volta do mamilo para injetar o liquido da radiação para a localização dos linfonodos sentinela. eu também fui no consultório do meu médico para marcar onde ele iria cortar,minha irma Flavia foi comigo, dessa vez foi minha mãe e minha irmã Flavia que me acompanharam ao hospital. Foi até engraçado pois demorou tanto pra me levarem pro centro cirúrgico por causa de burocracia do plano que o anestesista foi me buscar na sala de espera da recepção do hospital.
Outra vez aquela sensação gostosa do medicamento que eu fui sumindo e somente acordei na sala de recuperação depois de umas 4 horas, fiz quadranctomia e uma oncoplastia ,é uma cirúrgia que no meu caso como não precisou retirar a mama e nem esvaziar as axilas, o médico salvou a mama e somente tirou a margem de seguranca e fez uma cirúgia plástica. Agora tenho seios novos!!!